Vem aí mais um CIOBA - Congresso Internacional de Odontologia da Bahia 2014
Desde o tempo da graduação (há mais uma década) participo do CIOBA e vejo uma redução gradual no número de congressistas nos últimos anos. Para os Cirurgiões-Dentistas baianos considero obrigação participar deste evento.
O estudo tem de ser constante em qualquer área do conhecimento, na saúde, fundamental! Reencontrar amigos, sim, é interessante, mas a atualização dos conhecimentos científicos é essencial para a evolução da Odontologia.
Hoje a Odontologia não brilha para todos. Ouvi muitos profissionais mais velhos lamentarem suas vidas e até desencorajarem os recém chegados. A vida segue e é, para cada um de nós, o que fazemos dela.
Investir em conhecimento não é buscar retorno financeiro e sim ter a consciência de estar fazendo melhor a nossa Odontologia.
Lembro-me do meu nobre Professor de Endodontia em aula ministrada no curso de Especialização comentar: "Outro dia me perguntaram como vai a Odontologia. Respondi: A Odontologia vai muito bem, cada vez mais desenvolvida, novos recursos, novos produtos, novas tecnologias... Agora se me perguntas como vão os Odontologista... aí está o problema." (algo assim)